domingo, 3 de fevereiro de 2013

Última hora: transferência inesperada

É oficial: chega hoje ao fim o contrato que liga o 227218 ao cachecol do Spartak de Moscovo. A transferência, que se realiza já para lá do fecho oficial da "janela" que a UEFA determina, só é possível por envolver um clube russo - de outro modo, só poderia concretizar-se em Junho. As negociações, essas, duram há já vários meses: mais concretamente, desde a visita do Spartak ao Clube da Luz, em jogo da Liga dos Campeões. Na ocasião, o cachecol protagonista surgiu numa fotografia encaixotado, no que parecia tratar-se de um ritual macumbeiro ou coisa do género. Na altura, o pretendente e futuro proprietário contactou o detentor dos direitos desportivos do objecto de culto e as partes acabariam por chegar a acordo.

A transferência não envolve qualquer verba, já que o 227218 recusou, por razões afectivas, a venda do passe; antes, o anterior dono do cachecol do Spartak recebe, em compensação, um cachecol alusivo ao Benfica - Arsenal de 1991, um modelo original e fabricado em Portugal, destinado aos adeptos ingleses que, na ocasião, se fizeram deslocar ao Estádio da Luz. Apesar da idade, o "novo" cachecol apresenta-se com grande estampa, continuando a fazer da elegância a sua imagem de marca. Prevê-se que a apresentação do novo reforço aconteça amanhã, à hora de almoço. Mas tudo dependerá dos acontecimentos de logo à noite, na Luz: se o Manelito decidir fechar cedo, é bem capaz de acontecer que o novo cachecol seja apresentado aos sócios ainda hoje.

O 227218 escolheu, não por acaso, este cachecol como moeda de troca: a recordação de Isaías em Highbury Park, na segunda mão da eliminatória que o cachecol assinala, por um lado, e o carinho que o sócio sente pelo clube londrino, por outro, levaram a que a decisão fosse fácil e rápida. Já o cachecol do Spartak, que agora troca de mãos, deverá voltar a transferir-se brevemente, segundo informações a que o 227218 teve acesso. O cachecol do Arsenal junta-se assim a um plantel numeroso e sempre marcado pela presença do encarnado que o Grande Clube glorifica.

Sem comentários: