segunda-feira, 23 de maio de 2011

As três divisões da Europa

O critério é pessoal. Há algumas equipas que nem sequer participam nas competições europeias do próximo ano (casos do Werder Bremen, do Schalke 04, da Fiorentina ou do Bordéus, por exemplo), mas que são participantes habituais da Liga Europa ou mesmo da Liga dos Campeões. Alguns deles, têm mesmo palmarés de invejar. Não se trata de um ranking que contabiliza vitórias e presenças e pontos. Trata-se de uma percepção absolutamente inútil e injustificada que tenho do que é o futebol na Europa e de como ele se tem desenvolvido nos últimos anos e, possivelmente, nos tempos mais próximos (não necessariamente na próxima época). Junta a história recente com o peso dos emblemas, palmarés com assiduidade na Europa, poder financeiro com jogadores no plantel. E outras coisas de que não me lembro agora. Não passa de um exercício que nasceu a semana passada, quando estava de férias e, perante a falta de futebol, senti um impulso que me disse “Diego, vai fazer listas de equipas” e eu fui e fiz. Posto isto, hoje em dia eu vejo o futebol assim:

Primeira Divisão:

-Neste grupo, incluem-se 16 equipas com capacidade para ganhar a Liga dos Campeões. No entanto, as probabilidades de lá chegarem diminuem ao longo da lista, obviamente. Trata-se de equipas que, quando não estão na Liga dos Campeões, são claros favoritos à conquista da Liga Europa. Há aqui equipas que ficaram mal classificadas nos seus campeonatos e que, por isso, não disputam a próxima Champions. O top 10 é constituído por equipas que atingem frequentemente os quartos-de-final da prova.

1- Barcelona
2- Man. United
3- Real Madrid
4- AC Milan
5- Bayern Munique
6- Inter Milão
7- Chelsea
8- Arsenal
9- FC Porto
10- Liverpool
11- Sevilha
12- Ol. Lyonnais
13- Juventus
14- Borussia Dortmund
15- Dínamo Kiev
16- Valência

Segunda Divisão:

-Nesta divisão, encontram-se participantes mais ou menos assíduos na Liga dos Campeões. Para estas equipas, a glória vem da própria participação na prova. Uma passagem aos oitavos-de-final será um bónus; chegar aos quartos-de-final é um feito; uma presença nas meias-finais tratar-se-á provavelmente de um engano, uma distracção, um ooops. São emblemas que encaram as participações na Champions como uma fonte de rendimento, mas que não podem levar a prova demasiado a sério, pois sequer pensar em vencê-la é uma alucinação, pela certa. A queda para a Liga Europa é, normalmente, bem aceite, uma vez que permite a estas equipas sonharem com a conquista de uma prova europeia.

1- Werder Bremen
2- CSKA Moscovo
3- Benfica
4- Atl. Madrid
5- Man. City
6- Villarreal
7- Ol. Marselha
8- AS Roma
9- Schalke 04
10- Shakhtar Donetsk
11- Nápoles
12- Ajax
13- Tottenham
14- Fiorentina
15- PSV Eindhoven
16- Bayer Leverkusen

Terceira Divisão:

-Aqui temos os underdogs. São equipas que frequentam as competições europeias com regularidade mas que raramente chegam longe. Existem aqui, no entanto, alguns casos de sucesso (uns mais recentes do que outros) mas que, ainda assim, constituem excepções. Nenhuma destas equipas é tida como favorita à partida para qualquer competição europeia. Uma chegada aos quartos-de-final da Liga Europa será sempre um bom desempenho; os oitavos-de-final da Liga dos Campeões são uma espécie de sonho; quartos-de-final da Champions podem tornar-se um pesadelo.

1- Zénit S. Petersburgo
2- Olimpyakos
3- PSG
4- Sporting
5- Bordéus
6- Panathinaikos
7- Celtic Glasgow
8- Everton
9- Anderlecht
10- Besiktas
11- Glasgow Rangers
12- Lázio
13- Braga
14- Fenerbahçe
15- Lille
16- Galatasaray

5 comentários:

ZeduViana disse...

Primeira divisão:
trocaria o porto pela Lyon que chega mais vezes aos quartos da champions. Borussia de Dortmund, Dinamo de Kiev e mesmo o Valencia (que devia tar à frente das outras duas) parecem-me a mais nesta lista.

voltaria para comentar o resto

Diego Armés disse...

As listas têm todas 16 equipas - e só por isso essas três surgem ali. Concordo que, na realidade, estão muuuuuito distantes do top 13. Quanto a Porto e Lyon, discordo. O Lyon é aquela equipa que nunca chega onde pode, apesar do seu imenso potencial (que, agora, está a decrescer). É uma espécie de Chelsea mas em mais pobre.

ZeduViana disse...

continuo sem perceber como é que o liverpool que já ganhou 5 vezes está tão para trás. não falo tambem da juventus que apesar de o momento menos bom tem tudo para voltar a ser grande.

Diego Armés disse...

Isto é futurologia, mas não creio que o Liverpool volte tão cedo ao topo da Europa. Aliás, penso que a tendência é afastar-se cada vez mais das glórias recentes (este ano já nem vai à Champions). É um clube que conseguiu bons resultados nas competições europeias porque apostou TUDO nelas, abdicando sempre da liga inglesa. Além disso, se se fizer um balanço dos resultados btidos e dos investimentos feitos, não pode ser considerado um clube de grande sucesso (à imagem de outros ingleses, como Chelsea ou Manchester City). Daí que esteja neste lugar.

Diego Armés disse...

ADENDA: atenta na posição ocupada pelo Ajax. É o 12.º da segunda divisão, neste momento. Já ganhou por quatro vezes e tem dos melhores palmarés da Europa. Mas não vejo grande potência no Ajax neste momento...