segunda-feira, 19 de março de 2012

Não se distraiam com os coletes

Conta-se entre Benfiquistas, com agradável e sorridente maldade, a peculiar história de um treino de uma equipa lisboeta – cujo nome não vou dizer – durante o qual, no decurso de um ensaio de posicionamentos e triangulações contra 11 bidões dispostos no terreno, se conseguiu o inimaginável. O episódio não é tão dramático quanto se possa pensar, até porque o primeiro lance correu na perfeição e chegou-se ao golo com naturalidade.

O pior veio depois. Quando a bola foi ao meio-campo, e não havendo adversário, um dos avançados decidiu chutar para o seu guarda-redes, para que se reiniciasse o processo de progressão no terreno de jogo. A bola ressaltou num bidão atacante e o keeper, distraído – porque não esperava, logicamente, qualquer remate –, deixou a bola entrar. A situação deixou irado o treinador da equipa, que ordenou o fim do exercício entre gritos e juras, ordens caóticas e uma panóplia de gestos complexos, porém fáceis de decifrar. Resultado: um a um ao apito final.

Serve o mito urbano do “empate contra os bidões” para introduzir o assunto tradicional desta época do ano: o desdém que algumas equipas nutrem pela Taça da Liga. Não o meu, que eu mantenho pelo troféu um apreço especial. Sinto-o como Nosso. Pode ser pequenino, pode ser jovem e imberbe, mas gosto dele, mais que não seja por conter a inscrição “Sport Lisboa e Benfica” – e logo três vezes.

Espero que Jorge Jesus mantenha os jogadores em alerta contra o kit de treino com que, aparentemente, o Porto se vai apresentar em campo amanhã. É que, às vezes, os bidões são traiçoeiros. E, em relação à Taça da Liga, entre “ganhá-la” e “não a ganhar”, eu prefiro a primeira hipótese.

7 comentários:

Meneldor disse...

Diego, o desdém que algumas equipas nutrem pela taça da Liga advém do facto de nunca a terem vencido.
É a popularmente chamada... dor de cotovelo.

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer se o regulamento da taça da liga obriga a titularidade de 2 portugueses e pelo menos metade da equipa titular no jogo português anterior?
Eu tinha ideia que sim mas o porto já jogou apenas com 1 português, num jogo, e noutro só repetiu 3 titulares em relação ao jogo anterior para o campeonato. Obrigado

Passaralho disse...

O porto só com um português? No lo creo...

Vareta disse...

A equipa lisboeta a que te referes Será, suponho, o... Alverca?

Diego Armés disse...

Não é, mas não andas longe. Aliás, o nome também acaba em "de Portugal", tem graça. E mais não digo.

Caper disse...

Entretanto é oficial: Bidão Emerson não foi convocado. No seu lugar teremos Jerricã Capdevila.

Rod disse...

Acho incrível a hipocrisia de quem despreza a taça da liga mas considera a supertaça um troféu digno de vencer.

Posto isto, para mim nenhum deles vale um chavo.